top of page
Buscar
14.133 - Nova lei de Licitações - Modelos prontos - Recurso

L26. Pedido de anulação da licitação.

Otimize seu tempo. Acesse a peça pronta neste link.


O requerimento que assenta um pedido de anulação de licitação é o instrumento utilizado para solicitar extinção do certame licitatório devido a irregularidades ou falhas na condução do processo.


O pedido de anulação do certame pode ser requerido por qualquer interessado, sejam licitantes ou não, ou pelos próprios agentes públicos lotados no órgão ou entidade, sejam responsáveis pela condução da licitação ou não.


Aqui estão mais alguns exemplos de situações que podem justificar a apresentação de um pedido de anulação de licitação:


  1. Fraude: Se houver indícios de fraude na licitação, como manipulação de documentos ou informações falsas, a anulação pode ser requerida.

  2. Irregularidades na condução: Se houver irregularidades na condução da licitação, como ausência de transparência ou desrespeito aos critérios de seleção, a anulação pode ser requerida.

  3. Desrespeito à legislação: Se houver descumprimento de normas legais ou regulamentares durante a licitação, a anulação pode ser requerida.

  4. Problemas com o edital: Se o edital apresentar cláusulas ou condições inadequadas ou prejudiciais, a anulação pode ser requerida.


O objetivo do pedido de anulação do certame é garantir a observância da legalidade no processamento da licitação.


Na apresentação de um pedido de anulação de licitação é importante tomar alguns cuidados, como, por exemplo, o requerente precisa apresentar provas concretas das irregularidades ou falhas que justifiquem a anulação da licitação.


O pedido de anulação deve apresentar as razões de forma clara e objetiva, contendo todas as informações e provas necessárias, inexistindo forma preestabelecida.


É dever da Administração Pública licitante receber o comunicado apresentado, passando a apurar se, de fato, observam-se os fatos lançados no referido pedido, haja vista o disposto na Súmula nº 473 do Eg. STF, que estabelece: “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”


Otimize seu tempo. Acesse a referida peça em - Link da peça Aqui


Todos os direitos reservados para Aniello Parziale. É autorizada a citação do referido conteúdo, desde que sejam respeitados os direitos autorais, devendo ser citado o autor.


Como citar o referido texto: PARZIALE, Aniello. Como ingressar com (colocar o nome da peça) . Disponível em: <http://www.praticaemlicitacoes.com.br>. Acesso em: XX de mês de XX.


Mais sobre o autor: www.anielloparziale.com.br

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Licitações Licitanet

A Licitanet  é uma plataforma virtual especializada em licitações eletrônicas, oferecendo soluções eficientes para compras no setor...

Bolsa Nacional de Compras (BNC)

A Bolsa Nacional de Compras (BNC)  é uma plataforma moderna e completa para licitações eletrônicas, oferecendo agilidade e transparência...

Comments


bottom of page